29 maio 2013

Temas e Inspirações - O charme de uma decoração vintage!

Ai que delícia, amanhã tem feriado! E como estava devendo o post desta semana, resolvi fazê-lo neste clima! Nossa postagem hoje tem um estilo bem romântico e com um “arzinho” de nostalgia. 
Quem ai já ouviu falar em decoração vintage? É um dos estilos mais românticos para casamento. Um charme só!
A decoração vintage além de ser romântica permite que você aproveite o charme de outras épocas, principalmente dos anos de 1920 aos anos de 1960.

Vamos as inspirações? Há e lembrem-se: este estilo de decoração pode ser usada em casamentos, festas de 15 anos e outros eventos. Abuse!


O que é uma decoração vintage?
Vintage significa algo clássico, antigo e de excelente qualidade. Além disso, vintage é uma palavra anglo-francesa, usada pelos enólogos para designar um ano de boas colheitas de uvas.

Qual a diferença entre vintage e retrô?
O vintage é usado para se referir a objetos antigos, de décadas passadas.  Já o termo retrô, refere-se a um objeto novo, mas com estética visual de épocas antigas.

Qual local apropriado para um evento vintage?
Este tipo de decoração pede um local com uma arquitetura mais antiga, e ou que tenha um ar mais romântico. Aqui em BH existe um local que se chama Espaço Incasa, lá possui todo o clima apropriado para o vintage – confesso que sou apaixonada com este lugar!
Fazendas, casas antigas e cidades históricas também são apropriadas para uma decoração vintage.

Quais peças utilizar para uma decoração vintage?

Objetos vintage:

Malas antigas: Este acessório fica um charme para decorações vintage. Para completar, acrescente relógios antigos e vasos de flores feitos com garrafinhas e ou outros vidros reutilizados.




Gaiolas:  Este acessório dá um ar totalmente vintage a qualquer evento. Utilize gaiolas de todas as cores e tamanhos. Elas podem servir para os convidados deixarem  recados ou apenas de enfeite para mesas e cantinhos.







Telefones antigos: Sabe aquele telefone preto, bem antigo? Ele compõe toda uma decoração vintage. Aproveite!



- Enfeites:

Flores e muitas flores! Combine com vasinhos de vidro e latinhas reutilizáveis. Vale variar nos tamanhos para dar um toque ainda mais especial.
Uma opção bem fofa é reaproveitar algum vidro e colocar várias pérolas dentro. Fica lindo!

















- Mesa vintage:
Porcelana e louça antigas é a cara de uma decoração vintage! Além disso, perolas e cristais caem super bem. Para mesas maiores aposte em castiçais com arranjos menores. Lembre-se que o vintage pede algo delicado. Para completar, visite a casa da “vó”, com certeza ela terá louças antigas, o que valoriza e muito uma mesa vintage.












- Bolo para casamento:
Esqueça os famosos noivinhos personalizados. A decoração vintage não pede nada que remeta a coisas modernas. Pense em cores claras e enfeites que tenham o ar retrô.
Além disso, os Naked – bolos pelado, é uma tendência que tem tudo a ver com o estilo vintage. Já falamos dele por aqui, confira!













- Fotos antigas:
Crie um espaço para colocar fotos antigas, em preto e branco ou no efeito sépia.
Você pode colocá-las em porta retratos, ou dentro de vasinhos de vidro e ainda dar um toque com fitas de cetim. Super fofura!









- Convites:
Já falamos por aqui que o convidado deve ficar por dentro do que o espera, seja em qualquer evento. Lembram? Esta dica também serve quando falamos de uma decoração vintage. Claro que seu convidado não precisa utilizar uma roupa relacionada a este tema, mas ele deve perceber logo de início que estilo o seu casamento ou outro evento, terá.
Utilize de convites delicados e fuja de coisas modernas. Neste caso, o seu convite não pode brigar com o estilo da festa.









- Uma decoração vintage, pede (obrigatoriamente) cores em tons pastéis. Rosa antigo, rosa bebê e nude também combinam super bem com este estilo.

- A renda (como eu amo renda!), ficam lindas para o estilo vintage! Abuuuuse deste tecido na decoração!
Se for um casamento, o vestido da noiva pode e deve ter detalhes em renda. Lembra que falamos do vários tipos de véus aqui no Blog? Vale dar uma olhadinha nos modelos de mantilhas e voilette, que são a cara deste tipo de casamento.

- Vintage combina com delicado, por isso não tenha medo da simplicidade!

Gostaram? Não dá vontade de casar ou fazer até um lanche da tarde só para usar da decoração vintage, né?

Se você tem alguma outra dica ou fotos deste tipo de decoração, compartilhe conosco.


Beijos e bom feriado! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário